Este é o título de uma obra musical, de um compositor irreverente e cheio de imaginação.

 

John Cage (1912-1992),  foi um compositor musical experimental e um escritor norte-americano e esta foi a obra que o tornou célebre.

 

Trata-se de uma música muito especial por ter 4 minutos e 33 segundos sem uma única nota musical... composta inteiramente por pausas.

 

Na primeira apresentação pública desta obra em 1952, o pianista convidado a interpretar a peça entrou no palco, sentou-se ao piano e ficou parado. Só interrompeu o silêncio de vez em quando, para mudar as páginas da partitura. O público, de início, manteve-se em silêncio tentando perceber o que se passava, mas depois começaram os murmúrios e os protestos daqueles que se sentiram lesados por terem pago para ouvir música e não silêncio.

 

John Cage explicou mais tarde que a sua obra 4'33'' (lê-se 4 minutos e 33 segundos) não é uma peça só de silêncio, mas sim composta pelos sons produzidos dentro do teatro pela própria assistência. Por esta razão, 4' 33'' é uma obra única e sempre diferente, cada vez que é apresentada.

Esta ideia deu origem a uma nova corrente musical, a música aleatória (expressão utilizada por Pierre Boulez), em que o compositor não define todos os parâmetros que compõem a música, mas deixa ao acaso alguns elementos da composição.

O vídeo a seguir apresenta uma interpretação recente da obra de John Cage, numa versão para orquestra.

Vale a pena ouvir, para perceber a indignação e o espanto daqueles que ouviram a obra pela primeira vez em 1952...

Ahhh!!! Faltou dizer que esta obra se divide em três andamentos (3 partes), o que explica os dois pequenos intervalos ... de "tosses" e de descontracção dos músicos e do maestro...

 

 

 

publicado por ProfZ às 15:59 |

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

"A música está em tudo.

Do mundo sai um hino."

(Victor Hugo)

mais sobre mim
pesquisar no blog
 
arquivo
2016:

 J F M A M J J A S O N D

2015:

 J F M A M J J A S O N D

2014:

 J F M A M J J A S O N D

2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

RSS
SAPO Blogs