Desde o dia 1 de Janeiro até ao próximo domingo, podemos encontrar em várias localidades,  concertos de Ano Novo, uma tradição seguida em muitas capitais da Europa Central.

Mas foi em Viena que este costume se iniciou.

 

O Concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmónica de Viena (em alemão: Das Neujahrskonzert der Wiener Philharmoniker) é um célebre concerto de música erudita (normalmente denominada clássica), que é realizado todos os anos no dia 1 de Janeiro desde 1939, na sala grande do Musikverein, em Viena, na Áustria. A sua transmissão  televisiva é vista anualmente por mais de mil milhões de espectadores em todo o mundo.

 

O programa é uma celebração de alegria e esperança através da música vienense do século XIX, incluindo invariavelmente valsas, polkas, mazurcas e marchas da família Strauss (Johann Strauss I, Johann Strauss II, Josef Strauss e Eduard Strauss), bem como peças de outros compositores austríacos como  Wolfgang Amadeus Mozart e Franz Schubert.

Este ano, pela primeira vez, foi tocada música de Joseph Haydn (o 4º andamento da  "Sinfonia do Adeus), em homenagem ao 200º aniversário da morte do compositor, que é celebrado este ano.

 

Normalmente são tocadas 12 peças, com uma duração de cerca de duas horas e meia com um intervalo. O concerto encerra com a Marcha Radetzky de Joann Strauss (1804-1849) , uma composição alegre e festiva, em que a  audiência é convidada a participar aplaudindo ao ritmo indicado pelo maestro, que se vira para a audiência para a dirigir.

 

 

publicado por ProfZ às 19:42 |
Profz tens um blogue muito interessante. Neste teu post pões um vídeo daquele que eu considero o maior maestro vivo, Georges Prêtre . O DVD do Neujahrskonzert 2008 graças a ele passou muito a barreira da dupla platina e ele voltou a brilhar como diamante no concerto de Ano Novo deste ano no Teatro La Fenice em Veneza.
Ele está já nomeado para dirigir novamente a Filarmónica de Viena no concerto de Ano Novo do ano que vem. Que Deus lhe dê saúde (ele vai fazer 85 anos em 2009) para nos presentear com uma nova obra prima :D .

Convido-te só a passares, sff pelo meu blog e verificares se gostas. Cumprimentos e Bom Ano para ti.
Pedro F. a 3 de Fevereiro de 2009 às 18:48

"A música está em tudo.

Do mundo sai um hino."

(Victor Hugo)

mais sobre mim
pesquisar no blog
 
arquivo
2016:

 J F M A M J J A S O N D

2015:

 J F M A M J J A S O N D

2014:

 J F M A M J J A S O N D

2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

RSS
SAPO Blogs