Hoje Portugal inicia a sua participação no Euro 2008, num jogo com a Turquia às 19.45h.

Não percebo muito de futebol, mas quando são jogos da selecção e representam Portugal, fico um pouco mais atenta, e claro... a torcer por Portugal.

  

Recordo-me que há uns anos atrás, o Ministério da Educação preocupado com a falta de conhecimentos dos alunos em relação aos símbolos nacionais, distribuiu pelas escolas de 1º ciclo diverso material , incluindo material áudio, para que todos os alunos aprendessem os símbolos nacionais, incluindo o Hino Nacional. A verdade é que, fruto desta campanha, ou desta massiva popularização do futebol, ou de ambas, os alunos na faixa dos 10-14 anos, sabem e cantam com orgulho o nosso hino. Muitas vezes cantamos nas aulas de Educação Musical a pedido deles, que é de facto um enorme passo em frente...

 

O Hino Nacional, com o título original "A Portuguesa", foi composto em 1890, com letra de Henrique Lopes de Mendonça e música de Alfredo Keil (1850-1907).

 

Desde então, foi sofrendo várias alterações, não só na letra, mas também a nível melódico e a  nível da instrumentação, havendo assim várias versões.Foi por isso que, a 17 de Julho de 1957, foi aprovada pelo Conselho de Ministros, a versão oficial, mantendo-se o hino inalterado até hoje.

"A Portuguesa" foi designada como um dos símbolos nacionais de Portugal na constituição de 1976, constando no artigo 11.°, n.º 2, da Constituição da República Portuguesa.

 

Aqui podem ouvir a versão oficial de "A Portuguesa".

publicado por ProfZ às 15:44 |
sinto-me: Nacionalista!

"A música está em tudo.

Do mundo sai um hino."

(Victor Hugo)

mais sobre mim
pesquisar no blog
 
arquivo
2016:

 J F M A M J J A S O N D

2015:

 J F M A M J J A S O N D

2014:

 J F M A M J J A S O N D

2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

RSS
SAPO Blogs