Desde que lecciono, que constatei que a maioria das crianças e jovens chamam à música erudita "ópera" ou´"música chata". Sempre leccionei numa zona em que não há muita divulgação da música erudita, nem outra forma de incentivo à sua audição.
Existem outras vivências e práticas musicais também muito importantes. Mas para alargar a cultura musical dos meus alunos, procuro divulgar, de uma forma atractiva (ihihihihih) não só a música erudita, mas também outros géneros musicais.
Foi em parte com este objectivo que nasceu este blog... fazer dele uma extensão das aulas, procurando divulgar outras músicas.
Aproveitando as novas tecnologias, em que temos tudo à distância de um clique, coloco aqui exemplos com animações, publicidade ou outro formato, em que a audição se realize paralelamente com imagens.
O que escolhi para hoje é mais um desses exemplos: "A Traviata" e esta sim... é uma ópera!
"A Traviata" de Gioseppe Verdi (1813-1901) é uma ópera inspirada no romance "A dama das camélias" de Alexandre Dumas (filho).
Verdi foi um compositor italiano do período romântico, que conseguiu ter muito êxito já na sua época. Compôs essencialmente óperas e a "A Traviata", composta em 1853, foi uma excepção na sua carreira, porque não teve muito sucesso. Apesar disso, hoje é uma das suas óperas que mais se realizam em todo o mundo.
No vídeo é apresentado um excerto do segundo acto da ópera "A Traviata" de Verdi, com animações realizadas num material moldável, talvez plasticina... Muito bem feito...