Ainda faltam três meses para o Verão...mas a Primavera já aí está.

 

E para celebrar a sua chegada,  proponho a audição de "A Sagração da Primavera" de Igor Stravinsky (1882-1971), considerada um marco histórico por marcar o início do modernismo.

Trata-se de um bailado em dois actos que conta  a história de uma jovem que foi  sacrificada como oferenda ao Deus da Primavera, para a sua tribo ter uma boa colheita.

 

A "Sagração da Primavera"  trouxe muitas inovações em quase todos os aspectos musicais correntes na época : estrutura rítmica, orquestração, timbre, forma, harmonia, uso de dissonâncias, e particularmente uma valorização da percussão acima da harmonia e melodia como nunca tinha ocorrido antes.

 

Esta obra, como desafiava muitas das regras musicais aceites na época, provocou um dos maiores escândalos musicais da história, tendo a sua estreia sido marcada por uma enorme revolta e cenas violentas.

No dia 29 de Maio de 1913,  dia em que a obra estreou, metade da assistência do Teatro dos Champs-Élysées, em Paris, andou à briga com a outra metade, atiraram objectos aos músicos e aos dançarinos e depois a confusão alastrou às ruas de Paris.

Mas "apesar de tudo, continuámos a tocar…" como recorda o próprio Stravinsky nas suas memórias. Ainda acenderam as luzes da sala, mas nada acalmou a assistência que não gostou nem um bocadinho da música de Igor Stravinsky.

A obra não foi compreendia na época, mas a verdade é que se trata de uma obra prima, que iniciou uma nova era.

 

 


publicado por ProfZ às 16:45 |

"A música está em tudo.

Do mundo sai um hino."

(Victor Hugo)

mais sobre mim
pesquisar no blog
 
Escreva-me

arquivo
2016:

 J F M A M J J A S O N D

2015:

 J F M A M J J A S O N D

2014:

 J F M A M J J A S O N D

2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

Visitas
cool graphics
RSS
SAPO Blogs