Hoje é dia do vinho, e recordei-me de uma notícia que li há já algum tempo, sobre a influência do estilo de música que se ouve, na degustação do vinho... para quem gosta...( Sou mais do tipo.. água e sumos naturais...)

 

Mas o saber nunca ocupou lugar, por isso cá vai.

 

Um conhecido enólogo e consultor de vinhos da Califórnia, Clark Smith,  garante que a música que se ouve enquanto se bebe, influencia o gosto do vinho.

 

Foram realizadas algumas pesquisas sobre este tema, em parceria com a Universidade da Califórnia , em Davis.  Os investigadores chegaram a algumas conclusões práticas, baseadas em testemunhos dos muitos inquiridos, mas não conseguiram ainda explicar qual a influência que binómio música-vinho, tem no nosso cérebro.

 

A investigação revela que os vinhos tintos, em média, melhoram substancialmente com músicas que oferecem uma “emoção negativa”. Não gostam de música alegre, por isso parecem ficar melhor ao som da Metallica, famoso grupo norte americano de heavy metal, ou com  The Doors (uma banda de rock americana que existiu entre 60 e 70, com o lendário Jim Morrison), ou com a abertura da  Carmina Burana.  Por outro lado, o mesmo tipo de vinho não é descrito como tão saboroso quando se ouve Mozart ou os Beach Boys.
 

Mas a influência da música no vinho, não se fica por aqui.

 

A hipótese da música de Bach e Tchaikovsky influenciarem toda uma vinha (sim... as plantas!) está a ser pesquisada pela Universidade de Florença, Itália, a partir das experiências de um vinicultor italiano Giancarlo Cgnozzi.

Há até um especialista italiano em neurobiologia vegetal, Stefano Mancuso, que começou a reproduzir estas experiências em laboratório . Este investigador garante que " os efeitos da música ou das frequências sonoras sobre o crescimento das plantas são notáveis". As videiras crescem mais e mais saudáveis quando "ouvem" música, comparadas com aquelas que vivem no silêncio.

Ficaremos à espera de mais resultados desta investigação.

O que é certo, é que já  o compositor e grande guitarrista Robert Fripp, definiu a música  como: " a música é o vinho que enche a taça do silêncio".

Para mais informações podem ler aqui

 

publicado por ProfZ às 10:43 |

"A música está em tudo.

Do mundo sai um hino."

(Victor Hugo)

mais sobre mim
pesquisar no blog
 
Escreva-me

arquivo
2016:

 J F M A M J J A S O N D

2015:

 J F M A M J J A S O N D

2014:

 J F M A M J J A S O N D

2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

Visitas
cool graphics
RSS
SAPO Blogs