É uma notícia  sobre novas tecnologias no jornal Sol e no Timesonline

 

Este é mais um capítulo para juntar à história da batuta... que iniciei no post anterior.

 

Um Robot, dirigiu pela primeira vez no dia 13 de Maio de 2008 uma orquestra nos Estados Unidos.

O  ASIMO (sigla em inglês para Aparelho Avançado em Mobilidade Inovadora)  foi construído pela  Honda e a sua última versão foi apresentada em Dezembro de 2007. Este robot pode correr, andar em superfícies irregulares, agarrar objectos e reconhecer pessoas  com os seu "olhos", que são duas câmaras.

Agora foi-lhe dada uma nova missão.

Num concerto da  Orquestra Sinfónica de Detroit  dirigiu   a obra "The impossible Dream".  

Afinal, parece que já não é impossível!

 

Originariamente este tema era uma canção do filme "Man of La Mancha", um musical dedicado a D. Quixote com música do compositor americano Mitch Leigh .  Em 1995  o mesmo tema foi utilizado pela Honda numa das suas publicidades e pode ser visto aqui.

 

O vídeo, acabadinho de colocar no Youtube,  mostra o ASIMO com a sua orquestra.  Este foi programado para gesticular como o maestro principal da orquestra, Charles Burke: articula a cabeça e dirige com uma ou duas mãos. 

 

Claro... apesar de ter desempenhado bem as suas funções, tem as suas limitações, porque a interpretação de uma obra musical, não é uma actividade mecânica.

A interpretação musical é muito mais que uma simples leitura de símbolos, pois envolve sentimentos,  cognição, estética, etc.  Permite que a música não seja rígida e tocada de forma "quadrada", isto é, não seguindo as pulsações  de forma milimétrica.

 

No fundo, pretende-se que a  música seja uma linguagem, como a comunicção oral... que tenha frases aceleradas, outras mais lentas e mais emotivas, vírgulas, pontos finais, exclamações... etc. etc. ou seja... pretende-se  que se fale através dos instrumentos.

 

publicado por ProfZ às 22:10 |

"A música está em tudo.

Do mundo sai um hino."

(Victor Hugo)

mais sobre mim
pesquisar no blog
 
Escreva-me

arquivo
2016:

 J F M A M J J A S O N D

2015:

 J F M A M J J A S O N D

2014:

 J F M A M J J A S O N D

2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

Visitas
cool graphics
RSS
blogs SAPO