Embora tenha sido comemorado no dia 29 de Abril, não falei aqui nada sobre esta importante arte  e forma de expressão.

O Dia Mundial da Dança foi criado em 1982 por iniciativa do Comité da Dança do Instituto Internacional do Teatro e assinala-se a 29 de Abril para celebrar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), criador do ballet moderno e grande impulsionador da dança. A mensagem escrita para assinalar esta data em 2008 intitula-se “O espírito da dança não tem cor” e fala precisamente do poder unificador desta linguagem universal. (Li aqui).

 

Integrado nas comemorações deste dia, ontem dia 30 de Abril, no Teatro Sá da Bandeira em Santarém, foi apresentado o bailado The Other side " pela companhia de bailado contemporâneo Quorum Ballet. Este espectáculo  tem como principal objectivo a fusão entre a dança e a arte da cidade de Nova Iorque e a de Lisboa.

 

"The Other side" oferece uma experiência inédita, sendo uma peça totalmente criada em colaboração entre três coreógrafos, que juntam as suas experiências numa triologia, identificando os agentes provacador, opressor e observador.

 

 Este bailado, com música original do compositor norte-americano Both Levine,

é uma simbiose perfeita entre a música, o movimento,  o gesto e a ideia que está subjacente à sua criação. Dança moderna de enorme dinamismo, com muito ritmo, luzes e claro, muita dança. Por uma companhia de bailado profissional, é um verdadeiro espectáculo de controlo do corpo ao som de vários ritmos (as vezes que me lembrei do meu Pilates!).

 

Inesquecível, para quem gosta de música e dança.

 

 

Ficha Técnica:

Bailarinos - Daniel Cardoso e Teresa da Silva, que passaram pela Martha Graham Dance Company , de Nova Iorque, Mónica Gomes e Iolanda Rodrigues, do extinto Ballet Gulbenkian, e Filipe Narciso, da Companhia Nacional de Bailado.
Coreografia Daniel Cardoso, Jonathan Hollander , Thaddeus Davis
Música Both Levine
Figurinos Escola Profissional Magestil - Escola de Moda de Lisboa
Desenho de luzes Carlos Arroja, Barry Steele

 

 

 

 

publicado por ProfZ às 17:13 |

"A música está em tudo.

Do mundo sai um hino."

(Victor Hugo)

mais sobre mim
pesquisar no blog
 
Escreva-me

arquivo
2016:

 J F M A M J J A S O N D

2015:

 J F M A M J J A S O N D

2014:

 J F M A M J J A S O N D

2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

Visitas
cool graphics
RSS
blogs SAPO